quarta-feira, 13 de agosto de 2008

MATÉRIA PROFESSOR MÁRCIA.



ESTUDO DIRIGIDO – CAP 10
TÓPICO C: DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE GÊNERO E ESTERIÓTIPO DE PAPEL SEXUAL


“... Ser menino ou menina é algo permanente, que não muda mesmo que haja modificações nas roupas ou no comprimento dos cabelos”.(H. Bee). Esse entendimento é chamado de:
A. Papel sexual
B. Conceito de gênero
C. Comportamento de papel sexual
D. Comportamento típico de um sexo
N.D.A

A definição de papel de gênero é:
A. Análise de função do ser homem ou do ser mulher em uma determinada cultura.
B. Comportamentos que acompanham o ser menino e menina.
C. Papel Sexual apropriado para o seu gênero na sua cultura específica.
D. A, B e C estão corretas.
E. Somente A e B estão corretas.
3. Carolina tem nove anos e é filha única de um casal que está se separando. Sua mãe trabalha muito então, depois da escola, ela passa as tardes com o pai que é autônomo e escolhe seus horários para trabalhar. Ela joga vídeo game com o pai, futebol de botão, o acompanha para os jogos no estádio e vibra com os gols do timão! Diz querer ser arbitra quando crescer. Só veste calças e prende os longos cabelos em baixo de um boné. Sua mãe está preocupada, pois perdeu completamente o interesse pelas bonecas e não quer saber de usar as roupas cor de rosa que ela compra. De vez em quando até diz que gostaria de ser um menino!Pode-se dizer que este é um caso de:A.AndrogeniaB.Criança de Sexo CruzadoC. Criança hermafroditaD. Criança homossexualE. NDA 4. - Joãozinho, me ajude a lavar a louça, disse a mamãe. - Nem vem não mãe, porque quem lava a louça é mulherzinha! Este diálogo pode mostrar:A.O desenvolvimento da identidade sexual.B. O desenvolvimento do conceito de gêneroC. O desenvolvimento do auto conceito.D. O desenvolvimento da auto estima.E. O desenvolvimento do esteriótipo de papel sexual.
5. O desenvolvimento do conceito de gênero se dá em três etapas. São elas respectivamente:
A. Constância de Gênero/ Identidade de Gênero /Estabilidade de Gênero
B. Estabilidade de Gênero/Identidade de Gênero /Constância de Gênero
C. Identidade de Gênero/Estabilidade de Gênero/Constância de Gênero
D. Identidade de Gênero/Estabilidade de Gênero/Continuação de Gênero
E. Estabilidade de Gênero/Identidade de g6enero/Continuação de Gênero

6. “Quando eu era bebê eu era uma menina. Hoje tenho 5 anos e sou uma garotinha. Quando eu crescer serei uma mocinha, uma mulher e uma velhinha!” Esta menina já tem bem desenvolvido a ______________ etapa do desenvolvimento do conceito de gênero significando que ______________________________________.
A. Primeira/ as pessoas continuam com o mesmo sexo pelo resto da vida.
Segunda/ as pessoas continuam com o mesmo sexo pelo resto da vida.
Terceira/ as pessoas continuam com o mesmo sexo mesmo que usem roupas diferentes.
Primeira / já se consegue rotular corretamente o próprio sexo e identificar o sexo de outras pessoas.
Segunda/ já se consegue rotular corretamente o próprio sexo e identificar o sexo de outras pessoas.

7. A preferência dos garotos em brincar com caminhões pode ser explicada pelo fato dos pais comprarem estes brinquedos e reforçarem diretamente a escolha por esta brincadeira. Esta é uma hipótese levantada pelos ____________________________como _________________.
A. teóricos da Aprendizagem social/Bandura
B. teóricos da Aprendizagem social/Piaget
C. teóricos cognitivo-desenvolvimentais/Bandura
D. teóricos cognitivo-desenvolvimentais/Piaget
Teóricos psicanalistas/Freud

8. A Teoria do esquema de gênero:
A. Explica as etapas do desenvolvimento psicossexual do ser humano.
B. Explica o desenvolvimento do auto conceito e do comportamento do papel sexual.
C. Explica o desenvolvimento do conceito de gênero e do comportamento do papel sexual, propondo que cada criança cria um esquema fundamental categorizando pessoas e objetos pelo gênero.
D. Explica o desenvolvimento cognitivo dos meninos e das meninas.
E. NDA

9. O comportamento típico de sexo é visível desde os 18 meses. Esta questão está:
A. Correta. A criança nesta idade já começa a demonstrar preferências por brinquedos típicos do seu sexo.
B. Errada. A criança nesta idade já começa a demonstrar preferências por brinquedos típicos do seu sexo.
C. Errada. A criança nesta idade não começa a demonstrar preferências por brinquedos típicos do seu sexo.
D. Correta. E mais tarde, aos 2 anos e meio ou 3anos, ela já escolhe companheiros de brincadeiras do mesmo sexo.
E. São verdadeiras as alternativas A e D.

10. “Ser um homem feminino, não fere meu lado masculino... Se Deus é menina e menino, sou masculino e feminino...” (Pepeu Gomes). Podemos dizer que o trecho desta música expressa A IDÉIA de:
A. Homossexualismo. Um dos quatro tipos de papel sexual, sugeridos pelo trabalho de Sandra Bem (1974). Rótulo aplicado a uma pessoa que tem o comportamento dotado de altos níveis de qualidades tanto femininas quanto masculinas.
B. Homossexualismo. Um dos quatro tipos de papel sexual, sugeridos pelo trabalho de Sandra Bem (1974). Rótulo aplicado a uma pessoa que tem o comportamento dotado de altos níveis de qualidades masculinas.
C. Androginia. Um dos quatro tipos de papel sexual, sugeridos pelo trabalho de Sandra Bem (1974). Rótulo aplicado a uma pessoa que tem o comportamento dotado de altos níveis de qualidades tanto femininas quanto masculinas.
D. Androginia. Um dos quatro tipos de papel sexual, sugeridos pelo trabalho de Sandra Bem (1974). Rótulo aplicado a uma pessoa que tem o comportamento dotado de altos níveis de qualidades femininas.
E.NDA.



Cap 10 – A criança em desenvolvimento – H. Bee
Tópico: AUTO-ESTIMA

É a avaliação global do próprio valor.
Geralmente é desenvolvida por volta dos sete anos (idade escolar).
É a soma de duas avaliações ou de dois julgamentos internos.
A criança experimenta um grau de discrepância entre aquilo que gostaria de ser e aquilo que acha que é.
Quando a discrepância é pequena = AUTO ESTIMA GERALMENTE ALTA
Quando a discrepância é grande = AUTO ESTIMA GERALMENTE BAIXA
O segredo da auto - estima é o tamanho da discrepância entre aquilo que a criança deseja e aquilo que acha que conseguiu. (valorização nas habilidades)
Existe a influência da cultura na auto estima.
Sentimento de apoio das pessoas que cercam os indivíduos ajudam a elevar a auto estima.

CONSISTÊNCIA DA AUTO ESTIMA AO LONGO do TEMPO

· Estudos mostram que na adolescência a auto estima pode ser mais baixa do que nos anos escolares anteriores. Isto se explica por conta da idade e mudanças importantes.

CONSEQUÊNCIAS DAS VARIAÇÕES DA AUTO ESTIMA

· O nível de auto estima apresenta uma correlação negativa com a DEPRESSÃO
· Quanto mais baixa é a auto estima, mais deprimido o indivíduo tende a ser.
· Bandura: Quando há um baixo senso de auto eficácia ,ou seja, quando o indivíduo tem pouca fé na sua capacidade para algo, corre um risco maior de entrar em depressão.
· Mas, o fracasso também pode servir como estímulo para “reverter” a situação. O indivíduo pode se esforçar mais para atingir um objetivo.

ORIGENS DAS DIFERENÇAS DE AUTO ESTIMA

1. Experiência direta da criança com o fracasso ou sucesso.
2. Valor atribuído a alguma habilidade ou qualidade.
3. Influência dos pais e amigos a este valor atribuído – rótulos e julgamentos dos outros.

Um comentário:

PEDAGOGIA 1A *2008* disse...

Foi mal professora Márcia, "comi" o A de dessa postagem !!